As superstições são crenças em acontecimentos sobrenaturais, ou pelo menos inexplicáveis. Tendo frequentemente uma origem remota, incluem histórias do tempo das nossas avós e provérbios populares, assim como métodos para garantir boa sorte e evitar o azar.
É neste último sentido que as superstições têm a ver com a adivinhação, (uma vez que todos nós certamente gostaríamos de ser bafejados pela sorte e muitas superstições), talvez a maior parte, dizem respeito a augúrios e a sinais de acontecimentos futuros.
Uma grande quantidade de superstições relaciona-se também com formas de obter aquilo que queremos. Por exemplo, podemos pendurar uma ferradura de um cavalo numa porta para que traga sorte. Um grande número de superstições são previsões meteorológicas, que oscilam entre o pragmático e o fantástico, tais como a crença que o coaxar das rãs e o zurrar dos burros são sinais de que vai chover.
Penso que podemos ignorar muitas superstições que deixaram de ter sentido hoje em dia, tais como rituais e prenúncios ligados à produção manual de feno, ou a crença de que encontrar um limpa-chaminés na rua é um bom sinal.
Porém ainda permanece um número surpreendente de prenúncios úteis, nos quais as pessoas acreditam, no final do século racional e cientifico XX. Quase toda a gente admite ter feito figas pelo menos 1 x na vida.
Supertições Pessoais :
-Se deixar cair uma luva ou uma escova, dá azar se for você a apanhá-la mas algo agradável acontecerá à pessoa que o fizer por si.
- É muito mau despedir-se de um amigo numa ponte : significa que jamais se encontrarão.
- Ter comichão no cotovelo, significa que em breve dormirá numa cama que não é sua.
- Ter comichão na palma da mão é a pronúncia da chegada de dinheiro.
- Se se arrepiar sem razão aparente, isso quer dizer que alguém acabou de passar por cima da sua futura sepultura.
- Nunca ponha sapatos novos em cima da mesa, ou terá azar quando os usar.
Superstições Meteorológicas :
- Se ouvir 1 burro a zurrar, choverá antes de o dia terminar.
- Sendo o arco-íris um bom prenúncio, conseguir ver ao mesmo tempo as pontas do arco-íris é um sinal muito favorável.
- Se vir uma estrela cadente no céu, peça rapidamente um desejo enquanto ainda a vê e ser-lhe-á concedido (comigo nunca funcionou mas ta bem :p).
- Uma superstição muito famosa é a de que quando uma marmota vê a sua própria sombra quando sai da toca a 2 de Fevereiro, haverá + 6 semanas de Inverno ; se isso não acontecer a Primavera chegará cedo.
(alg sabe s isso aconteceu a marmota este ano ?? LOL)
- Ver ou ouvir 1 pica-pau significa chuva.
- Se as formigas estiverem muito ocupadas também significa chuva.
Supertições da Vida Doméstica :
- É considerado de mau agoiro ter treze pessoas sentadas à mesa mas o azar pode ser neutralizado facilmente se 1 das pessoas tiver um gato ao colo, nem que seja por breves momentos.
- Se encher uma chávena de chá a mais, isso significa que terá uma visita indesejável em breve.
- Quando comer peixe, comece pelo rabo e acabe na cabeça, e assim fará uma boa pesca da próxima vez.
- Se vir leite assim que acordar de manhã terá sorte ; mas derramar leite dá azar.
- É muito desfavorável dar ou receber 1 tesoura sem que haja uma gratificação de quem recebe (basta 1 pequena moeda). É também um mau augúrio deixar uma tesoura aberta.
- O osso da sorte da galinha que come dá efectivamente sorte. Cada pessoa agarra uma ponta do osso e puxa-a até partir, enquanto formula interiormente um desejo ; a pessoa que fica com a parte maior verá o seu desejo concretizado.
Superstições de amor e casamento :
- Se uma jovem quiser saber o nome do homem que a ama verdadeiramente, deve escrever os nomes dos eventuais pretendentes em pedaços de papel, cobri-los com uma camada fina de barro e deitá-los numa taça com água ; o primeiro nome a vir ao de cima é o tal.
- Qualquer mulher que trouxer campainhas brancas para dentro de casa no dia de S.Valentim, a 14 de Fevereiro, não se casará nesse ano.
- Se uma mulher der umas pantufas ao homem com quem quer casar, esse casamento jamais terá lugar.
- A maior parte das noivas ainda leva a sério a velha superstição de usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. Raramente permitirão ao noivo que veja o vestido da noiva antes da cerimónia e não se verão ao espelho nesse dia a não ser depois do casamento. Os noivos raramente põem a sorte em risco vendo-se na manhã do seu casamento.
Superstições de Profissões :
Muitas profissões estão ligadas a algumas superstições, mas existem duas em que os augúrios abundam : a de marinheiro e a de actor.
Marinheiros :
- Se um marinheiro encontrar um pedaço de carvão na praia, este evitará que se afogue.
- Nenhum marinheiro começa uma viagem numa sexta-feira, ou na primeira segunda-feira de Abril, na segunda-feira de Agosto, ou na última segunda-feira de Dezembro. No entanto, Cristóvão Colombo iniciou a viagem para a América numa sexta-feira. O domingo é o melhor dia para começar uma viagem.
- Alguns marinheiros andam com um saquinho com sal no bolso para dar sorte.
- A existência de crianças a bordo durante uma viagem dá sorte, mas a presença de um padre é desfavorável.
- Os pescadores detestam que se lhes pergunte quando e para onde viajam ; acreditam que estas perguntas afectarão negativamente a pescaria.
- Quem tocar a gola de um marinheiro terá sorte.
Actores :
- Dá azar dizer a última frase nos ensaios ou assobiar num teatro.
- Estrear uma peça a uma sexta-feira é pedir problemas.
- A obra "Macbeth", de Shakespeare, é largamente conhecida como a peça que mais azar dá. Raramente é posta em cena sem que haja problemas e nunca é referida pelo seu nome. Os actores chamam-lhe a "peça escocesa".
- Usar uma cabeleira numa representação dá sorte.